Comida de verdade é aquela feita em casa, apontam nutricionistas

Nas grandes metrópoles, como São Paulo, a maioria dos trabalhadores não têm tempo de almoçar em casa durante a semana. A solução acaba sendo comer em restaurantes e lanchonetes.  Tal situação provoca a má alimentação do indivíduo e, consequentemente, problemas de saúde como, por exemplo, aumento do peso e colesterol alto. Segundo dados deste ano do Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está com excesso de peso. Mas qual seria a melhor opção para ter uma vida saudável?

Foi pensando na qualidade de vida de executivos e trabalhadores em geral, que as nutricionistas Ana Luísa Barreto, Bruna Poncioni e Rafaella Dusi colocaram a mão na massa e criaram a empresa RealFood Nutricare, neste ano. A proposta é aliar atendimento nutricional com o preparo de refeições saudáveis para serem congeladas e consumidas durante o trabalho. A ideia é justamente substituir a alimentação feita nas ruas por comidas caseiras. “Apesar da população estar hoje em uma contínua busca pela saúde e esse assunto ser muito abordado nas mídias em geral, a vida saudável ainda é constantemente deixada de lado”, pontuam as nutricionistas da RealFood Nutricare.

O nome RealFood Nutricare faz referência à alimentação real, verdadeira, com características de comida caseira. Para as sócias da empresa é muito importante estabelecer hábitos e prioridades na alimentação diária de um indivíduo que tem uma semana cheia de tarefas. Além disso, é preciso ter cuidado com a conversação de alimentos. “Por existir essa dificuldade, nosso objetivo é levar a saúde até as pessoas, de uma forma cômoda e segura, incentivando para que elas não desistam de buscar a vida saudável”, ressaltam as três.

Para elas, vida saudável é definida em três palavras: equilíbrio, moderação e harmonia. “A saúde em si, é complexa, e não é simplesmente a ausência de doenças. Depende também do contexto em que a pessoa está inserida. Mas se exageros e privações extremas forem evitados, e não só na alimentação, mas em todos os âmbitos da vida, essa vida saudável não é difícil de ser alcançada”, finalizam as nutricionistas.

Voluntários ajudam iniciantes a pedalarem com segurança nas ruas de São Paulo

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Apesar do ciclismo já ter sido bem abordado aqui no 1,2,3 corre, não poderia ficar de fora dessa série de matérias o projeto Bike Anjos. Os Bike Anjos, como o próprio nome sugeri, é um grupo de voluntários que ensinam as pessoas a andar de bike e a pedalar com segurança nas grandes cidades urbanas, como São Paulo.

Criado em 2010, o projeto, que nasceu na capital paulista, já existe em 160 cidades brasileiras, além ter expandido para outros países como Estado Unidos e Portugal. E a Austrália já tem planos para implantar o Bike Anjos no país também.

Segundo JP Amaral, um dos fundadores do projeto, nesses três anos de existência, já foram atendidas cerca de 5 mil pessoas só no Brasil. E a maioria delas são mulheres entre 20 e 30 anos. Mas não são somente as aulas que chamam a atenção do público, mas as atividades, como oficinas e passeios. “É uma forma de integrar diferentemente com a cidade de São Paulo”, ressalta ele.

JP ainda conta que no ano passado no Dia Mundial sem Carro uma empresa contratou eles para fazer uma pedalada com os seus funcionários. A finalidade era promover o uso da bike como transporte diário. Na hora do almoço, mesmo de baixo de chuva, 20 funcionários desse escritório subiram na bicicleta e foram com os Bike Anjos almoçar em um lugar distante.

Todo último domingo do mês os Bikes Anjos promovem o EBA – Escola Bike Anjo – na Praça dos Arcos – entre a Av. Paulista e a Av. Angélica. Lá eles se reunem com a população interessada em aprender e reaprender a andar de bike.  Vale a pena conferir de perto essas aulas, veja aqui.

Chuva marca segundo dia de Virada Esportiva

Nem as nuvens no céu e os pingos de chuva foram capazes de acabar com a diversão da população paulista no segundo dia da Virada Esportiva 2013. O Parque Ibirapuera, por exemplo, ficou cheio de corredores, basqueteiros e jogadores de Bike Polo, além de admiradores dessas atividades.

IMG_1260 Nesse domingo de Virada, os paulistas puderam participar da 21° Maratona de Revezamento Pão de Açucar ao redor do Ibirapuera, jogar torneios de trios de streetball, ter aulas de tênis e acompanhar os campeonatos internacionais de Bike Polo. E para celebrar o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi ontem dia 21 de setembro, tinham cinco cadeiras de rodas adaptadas disponibilizadas para o curiosos sentarem e sentirem a sensação  de jogar basquete em uma cadeira de rodas.

IMG_1259E no dia que celebra a data mundial sem carro, o que mais chamou a atenção dos que passeavam no Ibirapuera foram os jogos do Campeonato Sulamericano de Bike Polo e o Campeonato Feminino Latino Americano de Bike Polo, o Interpolas.

Havia crianças, adolescentes e adultos acompanhando as mais de30 equipes formadas por atletas vindos de praticamente todos os países da América do Sul, além da Costa Rica. E mesmo debaixo de chuva, a plateia e torcida continuava na beira da quadra adaptada ao esporte com seus guarda-chuvas abertos. Enquanto o torneio não acabava, os novos e velhos admiradores do esporte permaneciam com os olhos atentos a todas as jogadas e dribles das bikes e tacos com ou sem bola.

IMG_1267Nesses dois torneios de Bike Polo, foi possível ver de tudo, desde abraços, cumprimentos entre equipes, gritos de guerra, gols, dribles com as bicicletas como também xingamentos e “tacadas na cara”. Mas isso é pauta para o próximo post aqui no 1,2,3, corre.

Começa hoje a sétima Virada Esportiva

Neste sábado, 21 de setembro, acontece a sétima Virada Cultural. Como já foi reportado aqui, serão mais de duas mil atividades esportivas disponibilizadas para a população paulista, durante 34 horas, em 200 locais diferentes espalhados pela cidade. Das 8 horas deste sábado às 18hs de domingo, serão oferecidas desde recreações infantis, como brinquedos infláveis e pique bandeirinha, a streetball – basquete de rua -, stand sp, caiaque,  oficina de tênis, corrida de skate, clínica de wakeboard, passeio noturno de patins e até bungee trampolim e rapel. Tem diversão para todos os gostos e públicos!

Em entrevista para o 1,2,3 corre!, o coordenador da assessoria de comunicação da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Eder Brito, relatou parte dos desafios e conquistas da Virada Esportiva durante esses sete anos de existência, sendo cinco anos acompanhados por ele.

Como a Virada Esportiva ganhou essa dimensão e o reconhecimento da população?

A Virada Esportiva virou um evento da cidade de São Paulo. O paulistano já o aguarda. Mas, ela só é o que é porque acontece somente uma vez por ano. A Virada Esportiva já é uma marca. Ela se torna um objeto de desejo porque ela só é disponibilizada em um espaço curto de tempo. O conceito dela é convidar as pessoas a praticar alguma atividade e a consumirem esporte.

Porque geralmente a Virada acontece no mês de setembro?

A escolha da data tem a ver com a chegada da primavera.  As piscinas públicas normalmente reabrem com a chegada dessa estação. Além disso, significa também o começo dos seis meses em que a população faz mais esporte – durante a primavera e verão.  Em 2008 e 2012, a Virada só não aconteceu em setembro por conta do período das eleições. Por exemplo, no ano passado foram nos dias 30 de junho e 1° de julho.

Como é feita a seleção das atividades que serão oferecidas no evento?

A seleção dos esportes que participam da virada acontece por meio de três meios:  o primeiro, a gente convida a Secretaria de Educação para desenvolver atividades pelo SESC e os CEUs; segundo, nos clubes que, normalmente, o diretor e o supervisor de esportes se juntam para montar a curadoria; e o terceiro, com as atividades contratadas pela Secretaria de Esportes. Neste último caso, o critério é qual é o potencial de participação de cada atividade.

O que você destaca de interessante e diferente nesta edição comparado as anteriores?

Para mim o mais interessante na virada 2013 é o que acontece depois porque é o começo de uma resposta que já tinha um bom tempo que queríamos dar. Reclamavam que nós fazíamos um super evento na virada e depois nada. Agora nós vamos continar fazendo com o “Revirando a Virada”. São 11 locais que participarão, ainda é um projeto piloto. Mas vai ajudar e mudar muito para melhor os bairros. A gente tem que fazer justamente porque tem problema nesses locais.

Estudo afirma que ter uma vida saudável pode retardar envelhecimento das células

Cientistas de uma universidade americana descobriram que uma mudança completa de estilo de vida pode reverter o envelhecimento das células.

Eles encontraram indícios de que uma rotina rígida de exercícios físicos, dieta e meditação podem reduzir o ritmo de envelhecimento celular.

A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo foi publicado na revista científica Lancet Oncology.

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A pesquisa avaliou 35 homens com câncer de próstata. Aqueles que mudaram seu estilo de vida apresentaram células mais novas em termos genéticos.

Que tal, então, começar a se mexer para ter uma vida saudável?

Comece a ter uma vida saudável

Se tornar uma pessoa saudável pode não ser uma tarefa fácil mas é extremamente possível. Você pode ser aquela pessoa que não dedica tempo aos exercícios ou que não tem uma alimentação adequada, mas a hora de mudar isso é agora!

Al Jacob, autor do livro Drop Dead Healthy, precisou de dois anos para refazer a saúde de seu corpo e, por isso, deu algumas dicas de como conquistou o sucesso.

Veja abaixo:

Mastigue mais: mastigar oferece duas vantagens para a saúde: dá ainda mais nutrientes ao corpo e diminui a alimentação. Quanto mais lento comemos, menos queremos comer. O corpo manda para o cérebro a mensagen “estou cheio”.

Qualquer movimento é um bom movimento: se você fica sentado mais de 23 horas por semana, pode ser 64% mais propenso a desenvolver doenças cardíacas. Ficar sentado aumenta a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. A boa notícia é que qualquer movimento é útil. Atividade física espontânea pode queimar centenas de calorias por dia. Por isso, bata o pé, mexa-se em sua cadeira ou tente levantar-se da sua mesa a cada hora para caminhar pelo escritório.

Faça exercícios fortes e pesados: estudos já provaram que fazer exercícios rápidos e intensos são melhores do que um grande número de exercícios por dia. Ao invés de correr a 60% de sua capacidade por 45 minutos, faça uma corrida por 30 segundos. Em seguida, descanse por um minuto e depois repita várias vezes. Você pode obter um ótimo treino em 15 minutos. Cientistas da Universidade McMaster mostraram que ataques intensos de esforço suado aumentam a resistência, diminuem a pressão arterial e melhoraram a capacidade pulmonar.

Respeite seu próprio futuro: a chave para a tomada de decisões saudáveis ​​é respeitar o seu próprio futuro. Trate-o como você trataria um amigo ou um ente querido.

Tire proveito da pressão colocada sob você: a pressão dos colegas tem uma conotação negativa, mas pode ser aproveitada para o bem, especialmente na vida social. Vale a pena divulgar suas conquistas de saúde como quantos quilometros você correu hoje e incentivar seus amigos, assim como eles podem fazer com você.

Cuide do que você come: você deve maximizar as escolhas saudáveis​​. Para começar, cuidado com os impulsos irracionais antes de devorar tudo do seu prato. Coma porções menores e com menos calorias. Inicie a refeição com uma salada, assim você “ocupa” parte do seu estômago com algo mais saudável. Coloque na geladeira opções mais saudáveis na frente para que quando você for caçar algo para comer, tende a escolher algo melhor.

Não sente no vaso sanitário: o corpo humano foi construído para agachar, não se sentar em um vaso sanitário. Se você faz agachamento durante esse momento, pode fazer incosncientemente exercícios além, claro, de evitar algumas doenças.

Fique no silêncio: todos os ruídos ao redor do mundo acabam prejudicando não apenas nossa audição, mas também o coração. A University of British Columbia descobriu que aqueles que trabalham em ambientes ruidosos sofreram duas a três vezes os problemas cardíacos. Da mesma forma, é ruim para o cérebro. Estudos mostram que o ruído impede o aprendizado, memória e concentrações. Aposte em fones e protetores de ouvidos.

Aposte em inimidores de apetite naturais: um estudo da Penn State mostrou que aqueles que comeram uma maçã 15 minutos antes do almoço consumiram 187 calorias a menos do que aqueles que não comeram. Beber dois copos de água antes da refeição ajuda pessoas obesas a perderem peso. Alimentos apimentados também podem ajudar a perder peso, em parte, por conter o desejo de doces, alimentos salgados e gordurosos.

Não fique muito obcecado com a saúde: a obsessão doentia com a comida saudável também pode ser um problema. Você pode criar um estresse se querer comer apenas almentos saudáveis todos so dias e em todas as refeições. Dedique tempo para comer com seus amigos em um restaurante de vez em quando.

 

 

Nadar em excesso pode prejudicar a vida de um atleta

Nesses dias quentes na capital paulista, uma boa opção para se exercitar é natação. Realizada muito por crianças em fase de crescimento, essa atividade pode ser muito bem aproveitada por  aqueles que pretendem manter o físico, emagrecer e ter uma vida saudável. Mas é necessário tomar cuidado para não exagerar na dosagem do exercício.

O nadador profissional César Cielo é um exemplo do que o excesso dessa atividade pode causar. No final do ano passado, ele fez uma cirurgia nos joelhos para curar a tendinopatia, doença nos joelhos causada pelo excesso de musculação e treinos durante as competições no ano passado. Ele teve que ficar alguns meses fora das piscinas, fazendo fisioterapia, treinos leves de natação e fortalecimento da musculatura em aulas de musculação.

Para o American College of Sports Medicine, pelo menos uma hora de intensidade moderada de natação durante cinco vezes por semana pode ajudar na perda de peso. Segundo Leonardo, o tempo de natação ainda depende do objetivo da pessoa, pois pode ser para competição ou aula. “Para competição, tem treinos de até 12 horas,sendo seis horas pela manhã e 6 à noite de  segunda-feira a sábado.Tendo ainda a parte de musculação e outras atividades incluidas. A aula só para aprender ou exercitar pode ser de 45 minutos a 1 hora, sendo duas vezes por semana”, pontua ele.

A natação é indicada para melhorar a função cardíaca e pulmonar, a flexibilidade, o humor e estimula a perda de peso. E ainda trabalha a coordenação motora e o aeróbico, além de ajudar pessoas com problemas respitatórios, como renite e bronquite. Segundo o Conselho Americano de Exercício, a flutuabilidade da água reduz o “peso” de cerca de 90%, resultando em uma redução significativa na pressão sobre os quadris, joelhos e as costas. “Realmente a natação é boa para doenças respiratórias e para a coluna, joelho e a depressão, além de exercitar músculos. Por não ter impacto os benefícios são enormes”, afirma o professor de natação Leonardo Figueira.

Existem outras formas de se exercitar debaixo na piscina, caso a pessoa não goste de natação ou não saiba nadar. Aulas de deep running, correr ou caminhar em águas profundas, e hidroginástica  podem proporcionar queima calórica e o bem estar.

Para o professor de natação ter uma vida saudáve é comer bem, se exercitar, não se estressar, ter amigos, se divertir e fazer coisas que tem vontade. “ Acredito que é ter uma qualidade de vida para você mesmo e não para os outros”, finaliza.

 

Virada Esportiva 2013 acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro

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Nos dias 21 e 22 de setembro São Paulo será palco de mais um grande evento : a Virada Esportiva 2013. Serão 34 horas seguidas de muita prática esportiva nos diversos bairros da capital paulista, desde às 8 horas de sábado até às 18horas de domingo. Os paulistas e visitantes poderão jogar e assistir mais de duas mil atividades em aproximadamente 200 lugares espalhados pela cidade.

Neste ano,durante a sétima edição, 45 centros esportivos municipais de administração direta, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 12 unidades do SESC, 10 parques, além de 90 praças e CDC’s (Clubes da Comunidade) farão parte da Virada.

Uma semana depois deste evento, no exato dia 28 de setembro, a prefeitura irá realizar o “Revirando A Virada”, programa  que oferecerá a oportunidade da prática esportiva noturna. Onze centros esportivos e o Parque Ibirapuera vão passar a funcionar por 24 horas nos finais de semana.

Veja a programação da Virada Esportiva 2013.

Associação promove caminhadas pela saúde em todo o Brasil

As atividades físicas têm papel fundamental na qualidade de vida de um indivíduo independente da idade, sexo, classe social e etnia. (Como já mostramos em matérias anteriores aqui no 1,2,3 corre). Mas mais do que isso elas são meios de reunir pessoas. E é por esse motivo e outros que entidades e associações realizam caminhadas a favor de uma causa.

Foi com essa idéia que a associação Unidos pela Vida está promovendo caminhadas para a conscientização da doença fibrose cística, doença genética, não contagiosa e ainda sem cura, caracterizada por problemas no sistema respiratório e digestivo. São sintomas dela: tosse crônica, pneumonia de repetição e diarréia. Segundo o Ministério da Saúde existem 3.500 brasileiros cadastrados atualmente no Brasil para tratamento dessa doença. O número poderia ser maior, porém muitas pessoas não sabem que são portadoras da fibrose, inclusive a doença é pouco conhecida pela sociedade médica.

Portanto, neste domingo, 8 de setembro, será celebrado, pela primeira vez, o dia mundial da fibrose cística. E para marcar a data as cidades de Aracaju, Salvador, São Luis, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville e Curitiba irão promover caminhadas. Além de celebrar e reunir, essas atividades têm o objetivo de conscientizar a população brasileira e divulgar a acessibilidade aos medicamentos indicados para o tratamento.

Portador ou não, vale a pena conferir de perto, participando das caminhadas. Em São Paulo, ela acontecerá às 10 horas no Parque Ibirapuera. Veja mais detalhes no site da Unidos pela vida.

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Se mexa!

Levante do sofá! De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan, 15 minutos de exercícios físicos por dia são capazes de aumentar sua expectativa de vida em até 3 anos. Vale tudo, até levar o seu bichinho de estimação para passear.  ; )

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