Que tal praticar bike polo?

Image

Com uma bicicleta, taco, bolinha, capacete, gol e luva é possível praticar um novo esporte nas quadras públicas de São Paulo: o bike polo. Como o próprio nome diz trata-se da mistura entre ciclismo e polo. É uma adaptação do polo para as quadras, pois ao invés de cavalos são usadas bicicletas.

No bike polo convencional as equipes são formadas por seis jogadores e os jogos acontecem em um campo gramado. Nos centros urbanos, como no Brasil, o esporte ganhou algumas adaptações, como: cada time é composto por três pessoas e as disputas acontecem em quadras de cimento. 

Apesar do bike polo não ser muito conhecido no Brasil, o esporte foi criado em 1891 na Irlanda. Não se sabe ao certo quando foi introduzido no Brasil, mas alguns atletas afirmam que ele se fixou em 2008 na capital paulista. No começo, era uma reunião de amigos, mas com o tempo virou mais do que um hobby. Ano passado, o time brasileiro disputou o 2° Campeonato Sul Americano de Bike Polo na Argentina e ficou em primeiro lugar, ganhando a taça e a vaga para ir ao mundial de 2013.

Este ano foi realizado o 1° Campeonato Brasileiro de Bike Polo. O evento reuniu times do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro na capital carioca em junho. Mas os torneios não param por aí! Nos próximos meses, eles irão realizar o 3° Campeonato Sul-Americano em São Paulo nos dias 21 e 22 de setembro e participarão do mundial deste ano na Florida (EUA) em outubro.

Apaixonado por ciclismo, Wagner Carvalho conheceu o bike polo em Londres no ano de 2007. Em 2008, ele mais outros amigos trouxeram o esporte para o Brasil. “É um esporte de quem ama ciclismo. Aqui é como se fosse uma família. E quem começa a jogar bike polo desenvolve habilidades ciclísticas avançadas e melhora a coordenação motora”, afirma Wagner.

Por se tratar de um esporte misto, qualquer pessoa pode participar. Quem tiver interesse é só aparecer aos domingos no Parque Ibirapuera. Veja aqui a reportagem que o SporTV fez sobre o 1° Campeonato Brasileiro de Bike Polo.

3 comentários sobre “Que tal praticar bike polo?

  1. O assunto é interessante, mas tem a ver com o blog? Bike-polo é sinônimo de vida saudável? É uma prática à disposição de qualquer pessoa? Não apresenta riscos? Tem custos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s