Comer bem evita doenças e influencia o emocional

Confira dicas para conciliar uma boa alimentação com a prática de exercícios

alimento-saudavel

Você sabia que a combinação de uma alimentação saudável com a prática frequente de atividades físicas pode evitar 19% dos casos de câncer no Brasil?

É isso mesmo. Essa foi uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF).

Além de prevenir diversas doenças, ter uma boa alimentação e praticar exercícios forma uma dupla imbatível contra as gordurinhas. Por exemplo: as calorias a mais que você come são gastas durante os exercícios e, por outro lado, a energia e os nutrientes que são utilizados nas atividades físicas são repostos com a alimentação. Ou seja, um compensa o outro, encontrando o balanço energético ideal para uma vida saudável.

Confira abaixo a entrevista na íntegra com o médico e mestre em Nutrição pela Unifesp, Eric Slywitch.

1 – Qual a importância em ter uma alimentação saudável? – principalmente quando conciliada com a correria do dia a dia em que muitos afirmam não ter tempo para comer direito.

A alimentação saudável, em termos de qualidade, mas principalmente quantidade, é importante para tolerar melhor a adversidade do dia a dia.

Comendo a cada 3 horas, por exemplo, controlamos melhor um hormônio chamado cortisol (o hormônio do estresse), que quando elevado afeta negativamente o humor, promove perda de massa muscular, ganho de gordura abdominal e dificulta o controle da glicemia (açúcar no sangue), levando à fadiga.

Como deve ser a alimentação de uma pessoa que trabalha, estuda e pratica exercícios regularmente?

A quantidade deve ser sempre ajustada de acordo com a constituição física e nível de atividade física praticada.

Mas é importante que a alimentação contemple sempre uma boa quantidade de alimentos integrais, leguminosas (feijões), frutas e verduras. Devemos minimizar ou abolir o consumo de cereais refinados (pão, arroz e massa branca), açúcar, laticínios e carnes.

Os alimentos de origem vegetal e integrais têm uma excelente contribuição para o combate contra os radicais livres (aqueles elementos que causam doenças e envelhecimentos) e potencial muito bom para a prevenção de doenaçs crônicas e para a manutenção do peso adequado.

Para você o que é ter uma vida saudável?

Uma vida saudável significa conseguir associar seu estilo de vida com a harmonia que sua mente e corpo necessitam, frente às necessidades diárias.

Para conseguir ter uma vida saudável, é importante dormir a quantidade de horas que o corpo necessita, comer com regularidade e alimentos de boa qualidade, estar em contato com suas emoções de tal forma que elas possam ser sempre vistas e equilibradas frente à suas necessidades, praticar exercícios compatíveis com a capacidade do seu corpo e acima de tudo, nutrir uma boa relação de afeto com as pessoas que nos rodeiam.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s