Slackline : uma nova forma de exercitar

Rodeo_slackline_graz

Uma nova atividade física vem ganhando cada vez mais admiradores em São Paulo: o Slackline. Para aqueles que não conhecem, é uma atividade gratuita ao ar livre que envolve equilíbrio em uma fita de nylon com cerca de 1 cm de largura, 7 m a 12 m de distância e com 30cm acima do solo presa entre duas árvores ou pedras que possibilita o praticante andar sobre ela.

O Slackline foi criado nos anos de 1980 por escaladores norte-americanos que nas horas de descanso brincavam de andar sobre uma corda. Diferentemente de outros esportes, a atividade pode ser feita em grupo ou sozinho. No Parque, na praia, na montanha  e em casa, este esporte pode ser praticado em qualquer lugar, tanto que apresenta cinco vertentes. São elas: ‘trick line’, caracterizada por saltos e acrobacias em uma fita um pouco mais larga; ‘long line’, a corda é mais comprida e fina; ‘high line’, utilizada por alpinistas com a fita pelo menos 5 metros acima do solo; ‘yogaline’, consiste em ficar na posição da ioga em cima da fita; e ‘water line’, quando é realizada em cima de piscinas e lagos.

Mas o esporte não envolve só diversão, a atividade pode trazer benefícios a saúde também. Fisioterapeutas, por exemplo, têm indicado a pratica para o fortalecimento da musculatura. Mas ela ainda serve para trabalhar a coordenação motora e a concentração, além de ajudar na queimação de calorias e a manter a forma.

Com o passar dos anos, a diversão foi ganhando espaço em outros ambientes e nacionalidades. Atualmente, a“febre” do slackline tem juntado pessoas de todas as idades e países, tanto que foi criado o Slackline World Cup que este ano aconteceu na cidade de Spokane, WA, Estados Unidos.

Na capital paulista, o Parque Ibirapuera é um bom lugar para praticar. Além de sombra e várias árvores para prender a corda, ainda apresenta um espaço especial chamado “Slack point”. A quantidade de adeptos ao esporte em Sâo Paulo é tamanha que em setembro está programado o 2° Festival de Slackline de Ilhabela, no litoral norte do estado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s